Gurupi tem aumento no número de acidentes e mortes no trânsito; moradores reclamam da sinalização

0
55

Levantamento mostrou que de janeiro a julho deste ano foram registrados 417 acidentes na cidade. No mesmo período no ano passado tinham sido 365; aumento foi de 14%. Cresce o número de acidentes em Gurupi por falta de sinalização
Um levantamento da Agência Municipal de Trânsito de Gurupi mostrou um aumento no número de acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. A quantidade de mortes também cresceu. Muitas ocorrências acontecem por conta da imprudência, mas a falta de sinalização em muitos bairros também tem colaborado com os riscos.
O aposentado Geraldo Vicente mora no Setor residencial São José e reclama que o cruzamento perto da casa dele não tem sinalização. Para passar no local é preciso muito cuidado e atenção para não se envolver em acidente.
“Aqui nesse cruzamento é perigoso. Quem vem de lá acha que está certo, mas o certo é parar, né?” disse Geraldo Vicente
O Dalvo Gomes também se queixa da falta de placas em ruas do mesmo bairro. Ele diz que presenciou alguns acidentes nos cruzamentos. “Teve um acidente que o carro bateu aqui desse lado e o outro lá na calçada”, disse o a aposentado.
O levantamento mostrou que de janeiro a julho deste ano foram registrados 417 acidentes na cidade. No mesmo período no ano passado tinham sido 365, um aumento de 14%.
O número de feridos subiu de 187 para 200 nesse ano. Além disso, no ano passado duas pessoas tinham morrido no trânsito nos primeiros seis meses. Neste ano já são seis mortes.
Falta de sinalização provoca acidentes em Gurupi, no sul do estado
Reprodução/TV Anhanguera
Números que preocupam todos que estão no trânsito. Ainda mais quando a imprudência é aliada a falta de sinalização.
“A gente não sabe quem tem preferência nem nada. Tem sempre que estar tomando cuidado”, disse o servidor público José Divino Alves.
Luciana Martins também teme acidentes. “De manhã o fluxo é muito e é perigoso demais. Eu quase fui acidentada aqui já”, contou a cozinheira.
No setor Vila Íris a reclamação é por conta de um cruzamento confuso que liga mais dois bairros. Para a comerciante Ivanilde Rocha, a sinalização não é suficiente. “O que a gente está reivindicando é uma solução para essa passagem aqui. Uma sinalização, uma lombada. Qualquer coisa que evite acidentes”, pediu a moradora.
Acidentes em Gurupi são provocados por falta de sinalização
Reprodução/TV Anhanguera
Um problema semelhante é identificado em outra área do setor Vila Íris. Quem segue pela rua D não consegue ver os veículos que trafegam pela rua A. O local não tem nenhuma sinalização e os moradores já presenciaram vários acidentes.
A dona de casa Maria Coelho acredita que o problema pode ser resolvido com medidas simples. “Eu acho que se colocasse alguma placa ou sinalização no chão, que não tem, e ainda mais agora que estão fazendo grandes construções. Tinha que ter um sinal para o pessoal ver”.
O que diz o município
A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Gurupi informou que as sinalizações viárias, horizontal e vertical, nos pontos citados pela reportagem serão refeitas ainda neste ano de 2021.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins