Incêndio levou nove horas para ser extinto e causou grandes danos ao complexo. Bombeiros e especialistas analisam estrutura da edificação e o impacto das chamas.

O procurador de Paris, Remy Heitz, afirmou nesta terça-feira (16) que acredita que o incêndio na Catedral de Notre-Dame possa ter sido ocasionado por um acidente. Nesta manhã, bombeiros e especialistas analisavam a estrutura da edificação e o impacto das chamas.

“Nós estamos priorizando a teoria de um acidente”, declarou o procurador da capital francesa, que também afirmou que a investigação será longa e complexa.

O incêndio levou nove horas para ser extinto e causou grandes danos à catedral: todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a “flecha” (torre mais alta) caíram.

Ainda segundo o procurador, “nada aponta para um ato voluntário”, conforme destacou a AFP. Ele explicou que cerca de 15 funcionários de cinco empresas que faziam obras na catedral e estiveram no local nesta segunda-feira deverão prestar depoimentos. Além disso, o procurador informou que aproximadamente 50 investigadores trabalharão no caso.

‘Perigo descartado’

O secretário do Ministério do Interior da França, Laurent Nuñez, afirmou que “o perigo do fogo está descartado, mas se desconhece como resistirá a estrutura”. Nuñez explicou, ainda, que o objetivo agora é saber se a estrutura oferece suficiente estabilidade.

Ainda havia pequenos focos de incêndio no início desta manhã, mas bombeiros garantiram que não havia mais perigo de as chamas voltarem a crescer, segundo Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris.

Bombeiros seguem atuando em Notre-Dame, na França, para extinguir incêndio
Jornal GloboNews
Bombeiros seguem atuando em Notre-Dame, na França, para extinguir incêndio

Bombeiros seguem atuando em Notre-Dame, na França, para extinguir incêndio

VEJA TAMBÉM

Bombeiros trabalham na Catedral de Notre-Dame, em Paris  — Foto: Benoit Tessier / ReutersBombeiros trabalham na Catedral de Notre-Dame, em Paris  — Foto: Benoit Tessier / Reuters

Bombeiros trabalham na Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Benoit Tessier / Reuters

Animação mostra como era a catedral de Notre-Dame antes do incêndio
G1 Mundo
Animação mostra como era a catedral de Notre-Dame antes do incêndio

Animação mostra como era a catedral de Notre-Dame antes do incêndio

Macron promete reconstrução

O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu “reconstruir” a catedral. “Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.”

Para bombeiros, o incêndio pode estar ligado às obras de renovação que estavam ocorrendo na catedral.

Valérie Pécresse, presidente da região de Île de France, que inclui as cidades de Paris e Versalhes, disse que o incêndio foi um acidente. “Não foi intencional”, declarou.

Catedral de Notre-Dame tem mais de 8 séculos e levou 180 anos para ser construída
G1 Mundo
Catedral de Notre-Dame tem mais de 8 séculos e levou 180 anos para ser construída

Catedral de Notre-Dame tem mais de 8 séculos e levou 180 anos para ser construída

Bombeiros analisam estrutura da catedral — Foto: Stephane de Sakutin / AFP PhotoBombeiros analisam estrutura da catedral — Foto: Stephane de Sakutin / AFP Photo

Bombeiros analisam estrutura da catedral — Foto: Stephane de Sakutin / AFP Photo

Fogo

O incêndio começou por volta das 18h50 locais (13h50 de Brasília) na parte superior da catedral e se propagou rapidamente pelo o telhado.

O fogo queimou o teto de madeira de mais de cem metros de comprimento, conhecido como “a floresta”, pelo grande número de vigas utilizadas para instalá-lo. Cerca de 400 bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

Embedded video

Pompiers de Paris

@PompiersParis

Retour en images sur le feu à de Paris qui a mobilisé près de 400 pompiers.

3,873 people are talking about this

A catedral, que recebe quase 13 milhões de visitantes por ano, está situada na pequena ilha chamada Île de la Cité. A igreja fica rodeada pelas águas do rio Sena e é o marco zero da capital francesa. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas. Ela guarda várias relíquias.

Restaurar o edifício levará “anos de obras”, avaliou o novo presidente da Conferência Episcopal francesa, Eric de Moulins-Beaufort.

À noite, o magnata francês François-Henri Pinault, cuja família é proprietária de um conglomerado de marcas de luxo, anunciou que vai doar 100 milhões de euros para a restauração da catedral. “Meu pai [François Pinault] e eu decidimos desbloquear (…) uma quantia de 100 milhões de euros para participar da reconstrução completa de Notre Dame”, declarou François-Henri Pinault.

Mapa mostra onde fica a catedral de Notre-Dame, em Paris, que pegou fogo — Foto: Infografia: Rodrigo Sanches/G1Mapa mostra onde fica a catedral de Notre-Dame, em Paris, que pegou fogo — Foto: Infografia: Rodrigo Sanches/G1

Mapa mostra onde fica a catedral de Notre-Dame, em Paris, que pegou fogo — Foto: Infografia: Rodrigo Sanches/G1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/16/bombeiros-e-especialistas-analisam-estrutura-da-catedral-de-notre-dame.ghtml


Compartilhar:

Deixe seus Comentario