Com o intuito de articular melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do seu gestor, Dr. Edgar Tollini, participou na quinta-feira, 25, da 2ª Reunião Ordinária Comissão Intergestores Tripartites (CIT), realizada em Brasília (DF).

 

Segundo o gestor da saúde no Tocantins, a reunião é uma oportunidade relevante para discutir e planejar ações conjuntas para melhoria do SUS. “Sabemos que o Sistema atende a maior parte dos brasileiros, então, é necessário articular e promover o SUS”, afirmou.

Na reunião foi analisada a situação pandêmica, “até o momento, 16 estados socorreram mais de 700 pacientes oriundos de outros estados, o Tocantins é um destes. Recebemos pacientes de fora, porém não enviamos nenhum para outro Ente federado. Isto comprova que o nosso Estado não entrou em colapso – e se Deus permitir não vai entrar – realizando um trabalho responsável e consciente”, complementa.


No encontro, o Ministério da Saúde (MS) em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), estipularam novas regras para abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) para atendimentos de pacientes com à Covid-19. 

 

Comissão Intergestores Tripartites (CIT)
A Comissão Intergestores Tripartites (CIT) é composta por gestores municipais, estaduais e federais ligados ao SUS, e tem como objetivo articular melhorias para o Sistema e, consequentemente, a população que é assistida por ele.

 

Erlene Miranda/ Governo do Tocantins


Compartilhar:

Deixe seus Comentario