Candidatos à Prefeitura de Palmas traçam estratégias para o segundo turno; confira

0
10

Palmas terá um segundo turno pela vez na história. Janad Valcari teve 62.126 e Eduardo Siqueira Campos 51.344. Para ser eleito, um candidato deve ter 50% dos votos mais um, mas esse cenário não se concretizou. Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (PODE) comentaram 1º turno em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vão disputar o segundo turno das eleições para Prefeitura de Palmas e já começam a executar suas estratégias para continuidade da campanha. A votação está prevista para o dia 27 de outubro. Os eleitores palmenses terão 2º turno pela primeira vez na história.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A apuração do 1º turno foi finalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h59 deste domingo (6), com 100% das urnas apuradas. Janad Valcari ficou em primeiro, com 62.126 (39,22%) votos, e Eduardo Siqueira Campos em segundo, com 51.344 (32,42%).
Para o cientista político Sério Roberto, um fator decisivo para o 2º turno será a recomposição e formação de alianças.
“Uma das características do 2º turno é a recomposição com alianças, forças e ao mesmo tempo, o tempo de televisão destes candidatos é igual. Isso dá oportunidade para o eleitor escolher seu prefeito ou prefeita de forma tranquila”, comentou.
Em entrevista à TV Anhanguera, os candidatos falaram sobre como serão as campanhas para a próxima etapa das eleições. Segundo Janad, as ações nas ruas devem continuar.
“Uma menina pobre, uma menina de família humilde que nasceu, que cresceu, que correu atrás para chegar onde eu cheguei, nós vamos continuar nas ruas, continuar o olho no olho, continuar levando as nossas propostas, fazendo uma campanha linda, andando os quatro quantos da cidade”, disse.
Segundo ela, a campanha do segundo turno será focada em propostas. “Nosso trabalho sempre foi cercado de propostas. Então, nós temos as melhores propostas para Palmas. Foi uma campanha linda, uma campanha alegre, divertida e propositiva. É este o nosso projeto”.
Eduardo falou sobre atrair votos de eleitores para o segundo turno.
“Olha, em primeiro lugar, portas abertas para todo mundo que possa contribuir com o projeto. A vitória não é minha. A vitória se fez com quem votou em mim, mas também com quem não voltou e não queria um extremo. Então, eu tenho que falar para todos. O meu convite é para todos. Passei à noite, à madrugada, fazendo o meu trabalho, com portas abertas, reafirmando que eu não tenho nem adversários, nem inimigos”, contou.
Segundo ele, o sentimento é o mesmo de quando foi prefeito de Palmas pela primeira vez, em 1992. “Mais de 30 anos depois, o sentimento é o mesmo. Nós vamos ganhar essa eleição com humildade, mas com a maioria do povo de Palmas que quer alguém que conheça”, afirmou.
Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (PODE) disputam a Prefeitura de Palmas no 2° turno
LEIA TAMBÉM
‘Cabeça erguida’ e ‘alma leve’: veja falas de Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (PODE) após votação do 1º turno em Palmas
Eleições 2024: confira resultados do 1º turno nas cidades do Tocantins
Veja os vereadores eleitos para compor a Câmara Municipal de Palmas a partir de 2025
Primeiro turno em Palmas
Mais de 167 mil eleitores foram às urnas em Palmas neste domingo (6). O candidato professor Junior Geo (PSD) ficou em terceiro, com 44.326 (27,99%) votos, e Lúcia Viana (PSOL) em quarto, com 591 (0,37%) votos.
A votação do primeiro turno teve votos 158.387 válidos, além de 5.425 (3,24%) nulos e 3.484 (2,08%) em branco. A abstenção foi de 20,15%, que equivale a 42.228 eleitores que não compareceram às urnas.
Os eleitores de Palmas também foram às urnas para eleger os parlamentares que vão compor a Câmara Municipal a partir de 2025. Oito vereadores foram reeleitos e 15 nomes novos foram escolhidos. Veja a composição partidária.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins