Aos 51 anos, professora aposentada faz Enem pela 1ª vez: ‘Para ver como é a adrenalina e emoção dos alunos’

0
28

Menos de 30 mil estudantes se inscreveram para fazer o exame no Tocantins. Segundo dia tem prova de matemática, física, química e biologia. Professora aposentada faz Enem pela primeira vez em Palmas (TO) para sentir adrenalina dos alunos
Jesana de Jesus/G1
Aos 51 anos, a professora aposentada Maria Madalena Oliveira de Almeida decidiu fazer o Enem pela primeira vez. O objetivo, segundo ela, é sentir a mesma adrenalina e a emoção dos alunos. Neste domingo (28), estudantes fazem a segunda prova, que engloba questões de matemática, física, química e biologia.
Maria dava aula de português para alunos do ensino médio, mas se aposentou no início do ano passado.
“Na época que fiz graduação e pós-graduação não havia Enem, era vestibular convencional. Ensinei os alunos na teoria e na prática não sabia como era. Estava com o tempo ocioso e decidi ver na prática como é essa adrenalina e a emoção que os alunos passam”.
A aposentada disse que gostou da prova do domingo passado. Apesar de fazer a prova sem compromissos, confessa que sentiu nervosismo.
Menos de 30 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem no Tocantins, em 2021
Jesana de Jesus/G1
“No primeiro dia, eu estava super ansiosa, parecia que era meu primeiro vestibular. Imagina como os alunos ficam, é adrenalina total. Como sou da área de linguagem, eu gostei. A redação foi maravilhosa, tema necessário. Sabemos que muitas pessoas não tem dignidade pela falta de documento”.
Neste domingo, Maria disse que não sabe como vai se sair. “Hoje é meu dia de pesadelo, mas vamos fazer com calma”, disse brincando.
A intenção dela não é fazer o exame para ingressar em uma faculdade, mas se a nota for boa, ela disse que a vontade é cursar medicina.
Neste ano, o exame teve um dos menores números de candidatos da história da prova no Tocantins. Mesmo sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, o número de pessoas que confirmaram a inscrição não chegou nem a 30 mil no estado. Bem menos que os 46 mil participantes de 2020.
No primeiro dia de prova, realizado no último domingo (21), 27,1% dos inscritos não compareceram.
Maíra Rodrigues, de 18 anos, faz o Enem pela primeira vez em Palmas (TO)
Jesana de Jesus/G1
Aos 18 anos, Maíra Rodrigues de Souza está fazendo o Enem pela primeira vez. O sonho é fazer direito.
“Sonho em cursar direito para ser delegada ou promotora. Eu sou péssima em matemática, mas não estou nervosa. Qualquer resultado que sair vai ser bom porque também estou fazendo pela experiência”.
Mayelle Rui faz Enem pela 1ª vez em Palmas (TO) e sonha em cursar direito
Jesana de Jesus/G1
Mayelle Rui, 18 anos, também fará o exame pela primeira vez. O objetivo é conseguir notar suficiente para entrar no curso de direito e depois passar em um concurso para ser juíza.
“A primeira prova foi bem difícil, mas eu estava bastante nervosa. Hoje para mim é melhor porque eu gosto de matemática. Estou mais tranquila”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins