Arcebispo explica feriado e história de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Tocantins

0
39

Apesar da data ser celebrada em todo o mundo, o TO é o único estado brasileiro que tem a santa como padroeira. No dia da Padroeira do TO, arcebispo explica a data; veja programação católica
Nesta quarta-feira (8) é celebrado o dia de Nossa Senhora da Natividade, a padroeira do Tocantins. O feriado estadual ocorre no dia seguinte à comemoração da Independência do Brasil e acaba proporcionando alguns dias de folga para muitos tocantinenses. Mas você sabe qual a origem dessa celebração?
Segundo a história cristã, o dia 8 de setembro é o dia em a mãe de Jesus nasceu. Por isso o dia Nossa Senhora da Natividade significa o nascimento de Maria. Esta celebração começou ainda no século V depois de Cristo.
O arcebispo de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães explica que, apesar da data ser celebrada em todo o mundo, o Tocantins é o único estado brasileiro que tem a santa como padroeira. (Veja o vídeo acima)
“Se ela nasceu hoje, amanhã ou depois de amanhã a gente não tem condição de certificar, mas ela nasceu. É comparado ao Natal de nosso senhor Jesus Cristo. No aniversário de cada um de nós fazemos festa e oferecemos o melhor que nós temos. Hoje é o dia de comemorar o nascimento de Nossa Senhora, por isso que chama Natividade”, explicou o arcebispo Dom Pedro Brito.
Veja o que abre e o que fecha nos feriados da Independência e da Padroeira do TO
Natividade é o nome da cidade mais antiga do Tocantins e também onde se começou a celebrar a festa no estado.
Com a criação do Tocantins, em 1988, os fiéis iniciaram uma campanha para tornar Nossa Senhora da Natividade padroeira do estado. No dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, a santa foi oficialmente instituída como a padroeira.
“Foi convencionado e pensaram qual seria o padroeiro? Recaiu sobre Nossa Senhora da Natividade porque a cidade de Natividade, segundo consta, é a cidade mais antiga do Tocantins. Como tem essa festa característica e move o coração das pessoas, convencionou dar a esse estado esta festa que poderia ser outra, mas é a mais antiga vivenciada pelo povo de Natividade e do Tocantins”.
Nossa Senhora da Natividade é a padroeira do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Por causa da data, as igrejas católicas de Natividade e de outras cidades do país terão programações especiais ao longo do dia.
“A festa é em Natividade. Certamente esse ano será redimensionada por causa da pandemia, mas lá é a festa principal. Em todo o mundo, não só no Tocantins, hoje se celebra Natividade a Nossa Senhora. Todas as dioceses poderão realizar festas e missas”.
O arcebispo diz que a data é para fazer pedidos à padroeira. “Eu vou celebrar às 21h30 na Casa de Maria uma festa nessa intenção: rezar pelo estado, pelas pessoas, pela saúde, pela educação, pela cultura, pelo bem espiritual de cada um de nós”, disse o Dom Pedro Brito Guimarães.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins