Defesa Civil de Palmas prevê novas chuvas para os próximos dois dias

0
47

Após 122 dias de estiagem, chuva desta terça-feira (31) aliviou o calor e ajudou a reduzir a fumaça das queimadas. Meteorologistas alertam que a seca ainda não acabou e que as chuvas desta semana são passageiras. Chuva deve continuar em Palmas, diz Defesa Civil
Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
A Defesa Civil de Palmas confirmou que está prevendo novas chuvas para a capital nos próximos dois dias. Durante a manhã desta terça-feira (31), as primeiras gotas de águas vindas do céu após 122 dias de estiagem surpreenderam e alegraram os palmenses.
A previsão da Defesa Civil é de que na quarta-feira (1º) pode chover até 5 milímetros e na quinta-feira (2) até 8. Para comparação, a chuva da manhã desta terça foi de 12 milímetros.
As temperaturas devem continuar altas, com máximas próximas dos 40ºC nos dois dias. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 50% durante todo o dia e chega abaixo de 20% nos momentos mais secos.
Os meteorologistas alertam que as chuvas desta semana são passageiras e que a estiagem deve continuar depois disso. Historicamente, a seca só costuma acabar de vez no início de outubro.
Queimadas
A chuva ajudou a reduzir a fumaça das queimadas, que atingem a Serra do Lajeado desde o último fim de semana. No início da manhã a Defesa Civil estadual informou acreditar que os focos isolados tivessem sido extintos. Só que depois de uma nova avaliação foi verificado que o combate vai precisar continuar.
Um dos maiores desafios para controlar as chamas é que o fogo estava muito perto dos paredões de pedra, tornando a aproximação dos brigadistas por terra inviável. Nesta terça-feira (31), as equipes se concentraran na área de Taquaruçu Grande.
A força-tarefa é composta por integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins