Enem 2021 no Tocantins: veja documentos, o que levar e como fica o transporte em Palmas

0
36

Capital terá linhas de ônibus circulando especialmente para transportar os candidatos. Em todo o estado, 200 policiais militares reforçam a segurança. Enem é realizado nos dias 21 e 28 de novembro
Reprodução/Redes sociais
Este domingo (21) será o primeiro dia de aplicação Exame Nacional do ensino Médio (Enem) 2021. No Tocantins, pouco menos de 30 mil estudantes são esperados para a realização do exame. Neste primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Que documentos levar?
Para ter acesso ao local de prova, é obrigatório apresentar documento original com foto. Caso o documento oficial tenha sido roubado ou furtado, pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias. Não são aceitas vias digitais ou cópias autenticadas. São válidos:
RG;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação;
Carteira de Trabalho e Previdência Social.
O que levar (e não levar) para a prova?
O uso de máscara é obrigatório e é proibida a entrada do participante sem ela por questões de segurança contra a Covid-19. O aluno pode ainda levar máscara extra para fazer a troca durante o exame, se achar necessário. Os locais devem disponibilizar álcool em gel, mas o candidato também tem a opção de levar o seu caso queira.
O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa.
Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.
O candidato pode levar seu próprio lanche.
Itens proibidos
Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.
Ao que mais devo ficar atento?
É recomendado que o estudante saia com antecedência de casa e se possível visite o local de prova antes para calcular o tempo necessário para chegar. No Tocantins, cerca de 200 policiais militares estarão nas ruas para reforçar a segurança. Como é possível que haja blitz, o candidato deve se planejar para chegar com folga de tempo aos portões de entrada.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h pelo horário de Brasília.
Transporte coletivo
Em Palmas, o transporte coletivo terá horários extras. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), haverá reforço de 15 veículos em linhas e horários estratégicos para atender os candidatos que farão a prova.
Entre as linhas reforçadas estão a 090-UFT e 151-IFTO. As linhas 180 e 190, que circulam pelas avenidas NS-04 e NS-10, e o Eixão, que atende as universidades Católica e Ceulp Ulbra, receberão reforço a partir das 10h, conforme a demanda.
Já a linha 071- Centro de Ensino Médio (CEM) terá horário especial às 9h20 e 11h20, com saída da Estação Apinajé.
Cronograma do Enem 2021
Provas: 21 e 28 de novembro
21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia: 19h
Término das provas 2º dia: 18h30
Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins