Mais de 35% das meninas começam a beber antes dos 14 anos no Tocantins; entre os meninos percentual é de 32%

0
57

Pesquisa foi realizada pelo IBGE com estudantes entre 13 e 17 anos. Dados mostram ainda que o uso de drogas ilícitas é mais comum entre adolescentes de escolas particulares que da rede pública. Meninas começam a beber mais cedo do que meninos no Tocantins
RPC/Divulgação
Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as meninas do Tocantins começam a beber mais cedo do que os meninos. Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) mostram que 35,3% das garotas já tinham experimentado ao menos uma dose de bebida alcóolica antes de completar 14 anos, entre os garotos o percentual é de 32%.
O levantamento foi feito em 2019 com estudantes da rede pública e privada do Tocantins entre 13 e 17 anos de idade. Os resultados só foram divulgados agora pelo IBGE. A pesquisa mostra que o índice sobe conforme a faixa etária é ampliada. Entre os entrevistados, 61,3% admitiram já ter consumido álcool antes de completar 18 anos.
O modo mais frequente de obtenção da bebida foi em uma festa (28,2%), seguido por mercado (24,3%), com amigos (20,4%) e em casa, com alguém da família (11,2%).
Drogas
O IBGE divulgou também informações sobre o consumo de drogas ilícitas pelos adolescentes. Naquele ano, 8,7% dos estudantes do Tocantins já haviam usado alguma droga ilícita em algum momento da vida. Este percentual está muito abaixo dos estados que lideram este ranking, como o Distrito Federal (21,0%), Paraná (19,0%) e São Paulo (18,3%).
Mesmo assim, chama a atenção a informação de que o consumo de drogas é mais comum entre estudantes de escolas particulares do que os da rede pública (9,4% contra 8,7%). Em Palmas a prevalência do consumo foi de 12,6%, quase quatro pontos percentuais acima da média estadual.
A proporção de estudantes que usaram alguma dorga pela primeira vez com menos de 14 anos foi de 3,7% no Tocantins.
Cigarro
O IBGE estima que 22,8% dos estudantes tocantinenses tenham fumado cigarro alguma vez na vida. O percentual dos que já experimentaram narguilé é ainda mais alto, chegando a 26,9%. Já o cigarro eletrônico foi usado por 15,7% dos entrevistados.
A proporção das meninos fumantes supera a das meninas (25,7% a 20,1%). Cerca de 12% dos estudantes fumaram, pela primeira vez, antes dos 14 anos, e esse indicador, na rede pública (12,3%), é quase duas vezes o da rede privada (6,6%).
O IBGE disse que pesar da venda proibida a menores de 18 anos, 31,7% dos entrevistados disse que conseguiu comprar o produto em uma loja, bar, botequim, padaria ou banca de jornal.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins