Mesmo com ecopontos em Palmas, moradores descartam galhadas na porta de casas

0
61

Há entulhos espalhados por calçadas em várias regiões da capital. Prefeitura tem ecopontos onde as folhagens são trituradas e transformadas em adubos. Prefeitura de Palmas disponibiliza serviço de recolhimento de galhadas; confira
Calçadas cheias de galhadas atrapalhando o fluxo de pedestres. Esse é o cenário em várias regiões da capital. O descarte irregular é feito mesmo com dois ecopontos na cidade, que trituram e transformam as folhagens em adubos.
Na quadra 1.106 Sul, o amontoado de folhas incomoda moradores da quadra. Os resíduos estão no local há cerca de 15 dias.
“A galha foi cortada pelo pessoal da Energisa, o funcionário disse que estava fazendo o trabalho por conta da árvore que estava no fio de alta tensão”, contou a dona de casa Marilene Lima de Carvalho.
O espaço que é do pedestre está ocupado com as podas de árvores. É possível perceber que, com o passar do tempo, os galhos já ficaram secos. Marilene tem medo de um incêndio, já que nesta época do ano, o tempo seco, ventania e o calor favorecem queimadas.
“O medo que eu tenho é de um incêndio, pegar fogo no relógio de água, de energia, fio de alta tensão”, disse.
Moradores de Palmas podem solicitar a retirada de galhadas para a prefeitura
Reprodução/TV Anhanguera
Em Palmas, dois ecopontos foram criados para receber esse tipo de material e fazer a trituração. Qualquer morador pode usar o serviço.
“Nós temos ecopontos na 512 Sul, onde existe um aparato de material para fazer a trituração e agora, estamos na região sul também iniciando o trabalho de trituração e compostagem nesse ecoponto de galhada”, explicou o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adão Maia.
Após triturado, o resíduo é reaproveitado no paisagismo da cidade e ajuda a germinar outras árvores que serão plantadas.
“Fazendo o reaproveitamento através da trituração do material, depois uma compostagem dele, teríamos uma finalidade melhor do material, utilizando ele no plantio das mudas”, reforçou Adão.
Quando as árvores atingem a rede elétrica, a Energisa faz apenas a poda. O recolhimento é com a prefeitura, a qual afirmou que esse serviço deve ser solicitado pelo morador, através do telefone 3212-7426.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins