Moradores de Palmas se arriscam ao passar por ponte em situação precária: ‘medo de um deslizamento’

0
52

Trecho liga vários bairros da região sul da capital. Moradores contam que acidentes já foram registrados no local. Moradores do Jardim Vitória se arriscam ao passar por ponte que está desmoronando
Moradores estão reclamando da situação de uma ponte que liga vários bairros da região sul de Palmas. É que o local não tem estrutura e a população está com medo da travessia. Para não fazer um desvio muito longo, motoristas se arriscam e passam pelo local que está sendo tomado por uma cratera. (Veja o vídeo)
A estrutura, que mais parece um aterro, fica sobre o córrego Santa Bárbara e prejudica diversas famílias. Segundo os moradores, no ponte já foram registrados acidentes.
“Aqui o pessoal passa com muito medo de um deslizamento, de cair aqui dentro. No ano passado eu puxei três carros que caíram aqui nessa localidade”, disse o corretor de imóveis João Batista.
As laterais da ponte não têm barreiras de proteção e com as fortes chuvas o aterro diminui e o local fica ainda mais perigoso. “Esse trecho aqui entra ano e sai ano, chega o inverno, e fica nessa situação aí. Essa semana caiu um carro aí, só não caiu total porque graças a Deus o motorista teve sorte”, disse o pintor Aelio Pires.
A prefeitura de Palmas informou que “está buscando recursos externos para ampliação e melhoria da infraestrutura urbana de toda a Capital, incluindo a região do entorno do Córrego Santa Bárbara”. Nenhum prazo foi informado. Leia abaixo a nota na íntegra
Ponte que parece aterro deixa moradores com medo da travessia
Reprodução/TV Anhanguera
José Júnior Rodrigues é motorista de aplicativo e passa no local com frequência. “Eu tenho sempre a necessidade de estar usando esse trecho. Realmente facilitou, economizou em 5 quilômetros que a gente tinha que dar antigamente. E a gente vê que essa ponte, esse trecho, precisa sim ser pavimentado. Tem vários chacareiros que precisam”, disse.
Alguns dão meia volta ao notar o perigo. O autônomo Salim Ferreita desceu do carro para analisar a situação de perto e saber se teria coragem de encarar o perigo. “Está perigoso ai, né? Está muito arriscado”, disse.
O professor de artes marciais Luiz Carlos Crispin disse que centenas de famílias são impactadas pelo problema. “É uma ponte importante. Nós precisamos não só da ponte, mas de toda a estrada que liga o Jardim Vitória I, Jardim Vitória II, os chacareiros, mais o Jardim Paulista, mais a Agrotins. Precisamos dessa estrada, dessa ponte, para que ligue essa passagem para nós. Para que nos ajude”, reclamou.
Além de atrapalhar a mobilidade, a situação gera prejuízos. A chacareira Maritam Silva disse que até quando procura atendimento médico precisa enfrentar o problema.
“A gente planta mandioca, planta feijão. Planta as coisas para vender na cidade. E vai levar por aqui. É o único caminho que temos mais perto. E também tem consultas. O postinho é aqui no Taquari. Como é que a gente faz pra ir com criança e tudo. Não tem como”, disse.
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas está buscando recursos externos para ampliação e melhoria da infraestrutura urbana de toda a Capital, incluindo a região do entorno do Córrego Santa Bárbara. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) vem realizando manutenções viárias diariamente em toda a cidade.
A população também pode acionar a Seisp para solicitar estes serviços por meio aplicativo Colab ou pelo site https://www.colab.re/, ou ainda pelo call center disponível de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h: (63) 3212-7411.
Motoristas se arriscam ao passar por ponte na região sul de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins