Queimada na serra do Lajeado é controlada após quatro dias, diz prefeitura

0
69

Chuva ajudou e dois dos focos principais foram apagados, enquanto o terceiro segue sendo monitorado. Queimada na serra de Palmas foi controlada
Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros do Tocantins
A Prefeitura de Palmas anunciou no final da tarde desta terça-feira (31) que a queimada que atingia a serra do Lajeado desde o último sábado (28) foi controlada. As equipes conseguiram apagar dois dos maiores focos com a ajuda da chuva que atingiu a cidade pela manhã, após 122 dias de estiagem. Existe um terceiro fogo sendo monitorado, ele deve ser apagado quando o fogo chegar a uma área acessível.
“As equipes de brigadistas e bombeiros estão acompanhando e realizando o combate nos locais onde o terreno é favorável. A chuva que caiu hoje cedo foi de grande ajuda para o controle do fogo, mas precisamos ser vigilantes, pois na sequência é provável que os focos de calor voltem a aumentar”, disse o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama.
Na segunda-feira as equipes tinham informado que a proximidade do fogo com os paredões de pedra era o principal desafio. Pelas chamas chegarem muito perto dos penhascos, nas era seguro fazer o combate pelo solo. As represas secas também dificultavam o combate pelo ar, já que o helicóptero não conseguir captar água nas proximidades para fazer os lançamentos.
A força-tarefa no local foi composta por integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Desde o início do ano, o Tocantins já registrou 6.833 focos de queimadas, sendo que 2.757 foram apenas no mês de agosto. O número representa mil focos a mais do que o registrado no mesmo mês em 2020.
Pontos amarelos e vermelhos indicam onde o calor das queimadas está concentrado
Defesa Civil de Palmas/Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins