Saúde monitora espécies de carrapatos do Parque Cesamar para combater doenças

0
9

Nenhum dos indivíduos recolhidos estavam contaminados com a febre maculosa e ou doença de Lyme, segundo a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. Coleta de carrapatos no Parque Cesamar
Luciana Pires/Secom Palmas
O Parque Cesamar, na região central de Palmas, passou por inspeção nos últimos dois dias para o monitoramento de espécies de carrapatos, parasitas naturais das capivaras que moram ma região. O objetivo é identificar se os indivíduos podem estar contaminados com doenças.
Equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estiveram no parque na segunda-feira (29) e terça-feira (30). A ação para fazer a coleta dos carrapatos, é usada uma flanela, conforme explicou o biólogo da UVCZ Anderson Brito Soares.
“Após a coleta, que consiste no uso de uma flanela branca para arrastamento horizontal e vertical, os carrapatos aderidos são removidos com uma pinça e depositados em recipientes contendo álcool, sendo posteriormente encaminhados ao laboratório para análise”, contou.
LEIA TAMBÉM:
Biólogo dá dicas para evitar contato com o carrapato estrela, transmissor da febre maculosa
Prefeitura intensifica ações de prevenção a febre maculosa com capivaras em parque de Palmas
Com isso é possível identificar as espécies do parasita e saber se eles podem estar servindo como vetores da febre maculosa e ou doença de Lyme, que podem infectar os seres humanos.
Segundo a Semus, o monitoramento é feito todos os meses e com os resultados, o Controle de Zoonoses adota as medidas necessárias de combate aos parasitas. Entre as espécies está o carrapato estrela vetor das doenças. Dos animais coletados no parque durante a ação, nenhum testou positivo para a febre maculosa ou doença de Lyme, segundo a Semus.
O biológo Anderson Brito Soares fez a captura de carrapatos com uma flanela branca
Luciana Pires/Secom Palmas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins