Vídeo mostra corredores do HGP lotados e pacientes usando bolsas e capacetes como assentos

0
33

Entre os pacientes que recebem atendimento improvisado está um idoso que tem problema cardíaco. Vídeo mostra lotação no Hospital Geral de Palmas
Imagens feitas nesta quarta-feira (4) no Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade de saúde pública do Tocantins, mostram vários pessoas recebendo atendimento improvisado em corredores. Entre os pacientes está um idoso com problema cardíaco grave. Sem cadeira e para não ficar em pé, ele precisou sentar em uma bolsa.
A esposa do paciente, que não será identificada, conta que o homem de 62 anos está sem dormir há quatro dias. Ela afirma que o homem precisa ficar deitado, mas não foi dada nenhuma previsão de quando um leito será disponibilizado.
“Ele sente muita fraqueza e incha muito as pernas. Estou preocupada. Queria arrumar um lugar para ele deitar, mas aqui está lotado”, disse a acompanhante.
Ela conta que são dezenas de pessoas estão na mesma situação. Um vídeo feito no local mostra várias áreas do hospital lotadas. Muitos não têm nem cadeiras para sentar e precisaram improvisar os assentos. (Assista acima)
Uma mulher que está com todo o rosto enfaixado também não recebeu o atendimento adequado. “Ela está em pé, com muita dor e não tem lugar para sentar”, disse a acompanhante do idoso.
Sem cadeira, paciente senta em bolsa no corredor do Hospital Geral de Palmas
Divulgação
Os pacientes são vistos com frequência em corredores desde que o HGP começou a passar por reformas em meio a pandemia da Covid-19. Durante uma vistoria realizada no último dia 23 de julho o diretor-geral da unidade, Leonardo Toledo, afirmou ao Ministério Público que a obra seria concluída em três dias e que no mesmo mês [julho] 48 novos leitos estariam disponíveis.
Porém a situação se repete. O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber quando o problema será resolvido e aguarda um posicionamento. A pasta informou que a unidade é referência para média e alta complexidade para todo o Tocantins e também recebe pacientes de outros estados. Leia abaixo a nota na íntegra
O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Hospital Geral de Palmas (HGP) é uma unidade porta aberta do Sistema Único da Saúde (SUS) e referência para média e alta complexidade para todo o Tocantins, além de receber pacientes dos estados do sul do Pará e do Maranhão, como também leste do Mato Grosso e oeste da Bahia.
A SES destaca que pelos motivos acima citados, a unidade hospitalar opera atualmente com superlotação, principalmente em razão dos pacientes regulados e transladados pelos municípios que, infelizmente, não tem condições de atender as demandas existentes.
A SES enfatiza que a equipe multiprofissional do HGP trabalha, no momento, na reavaliação dos pacientes (inclusive aquele citado por este veículo) visando o remanejamento deles dentro da unidade ou para a efetivação da alta hospitalar.
Pacientes são atendidos no corredor do HGP
Reprodução
Transtornos no HGP
Desde que uma reforma foi iniciada no Hospital Geral de Palmas, vários situações de desassistência foram flagradas e denúncias de pacientes em corredores se tornaram frequentes. Vistorias realizadas no local também constataram várias irregularidades, como corredores lotados, falta de medicamentos e materiais. Relembre alguns casos
Há duas semanas o corredor até uma mulher grávida recebeu atendimento improvisado.
Pacientes foram deixados em corredor do HGP mesmo após cirurgias. Sem maca, uma pessoa precisou ser medicada no chão do pronto-socorro do hospital. Para evitar o contato direto com o chão alguns pacientes usaram papelões e lençóis para deitar. Na época, em julho deste ano, um funcionário que pediu para não ser identificado informou que a situação já durava 24 horas.
No mês de maio um idoso também precisou ficar no chão enquanto era medicado. Um vídeo feito no local mostrou o paciente deitando ao lado de uma lixeira. A mulher que filmou precisou levar cadeira da própria casa para que o pai ficasse.
Neste período também teve o caso de uma idosa recebeu transfusão de sangue no corredor do HGP. Imagens feitas na unidade mostram a mulher recebendo uma bolsa de sangue em uma maca, ao lado de uma lixeira. Segundo apurado pela reportagem, a paciente recebeu três transfusões ao longo do dia no mesmo local.
Por causa das reformas, detentos ficaram internados junto com outros pacientes em um corredor da unidade. Na mesma época, um homem que teve a perna amputada ficou internado perto de caixas com materiais de construção e lixo hospitalar.
Também teve o caso de uma idosa de 85 anos ficou deitada em banco em um banco por mais de 20 horas. A paciente teve que suportar as dores em um local desconfortável.
Vistoria realizada na manhã do dia 23 de junho de 2021 no HGP encontrou pacientes nos corredores
Divulgação/Ronaldo Mitt
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins